A Qualli Elétrica é uma empresa especializada na instalação de ar-condicionado em Salvador e instalação de ar-condicionado em Lauro de Freitas. Atendemos as demais cidades da região metropolitana de Salvador.

Nos últimos anos, a temperatura tem estado mais alta, e, além disso, os equipamentos de ar-condicionado têm se tornado mais acessíveis. Isso aumentou a procura desses equipamentos. Por consequência, infelizmente, também elevou a prática de instalação de ar-condicionado feita por pessoas sem o devido conhecimento para isso.

Lembre-se sempre: a instalação de ar-condicionado deve ser feita pelos profissionais capacitados e especializados da Qualli Elétrica.

A instalação de ar-condicionado Split precisa ser feita por profissionais.
A instalação de ar-condicionado Split precisa ser feita por profissionais.

Os perigos de uma instalação de ar-condicionado mal feita

O que a princípio parece uma grande economia, logo pode se tornar um grande problema, já que a instalação incorreta de um ar-condicionado pode trazer muitas complicações. Entre os principais problemas de uma instalação mal feita estão:

  • a perda da garantia do equipamento;
  • mal funcionamento;
  • redução da vida útil do ar-condicionado;
  • alto consumo de energia.

As complicações podem ir muito além de apenas problemas no uso do ar-condicionado. Por envolver alterações na estruturas física e de rede elétrica das residências, podem acontecer:

  • vazamento de fluido refrigerante;
  • sobrecarga (tanto elétrica quanto de peso sobre estruturas);
  • curtos circuitos;
  • em casos graves, princípios de incêndio na rede elétrica e danos estruturais que comprometem a estrutura de um edifício.

É sempre importante manter o seu ar-condicionado limpo e higienizado com uma manutenção regular.

Instalação de ar-condicionado pode ser feita para diferentes modelos e tipos, veja quais são:

Normalmente a solicitação de serviço de instalação de ar-condicionado é feito para os modelos split, mas, quais são os outros modelos de ar-condicionado do mercado?

Conheça a diferença entre janela e split, piso-teto e canto teto, são informações sobre todos os tipos de aparelhos. Cada modelo é indicado para um tipo de necessidade.

Ar-condicionado de Janela

Os projetos de imóveis antigos não permitem a instalação de Split. Por este motivo, muitos imóveis só podem instalar o ar-condicionado de janela. Ele é indicado para ambientes de pequenas proporções como quartos e salas pequenas. Uma característica do ar-condicionado de janela é que eles são mais compactos. A condensadora e a evaporadora são no mesmo gabinete. A instalação é feita na parede, normalmente há um espaço (buraco) com as dimensões do ar-condicionado. Normalmente já há uma tomada 110 ou 220 volts.

Ar-condicionado Split

O condicionador de ar split surgiu da divisão do sistema de ar-condicionado dos aparelhos de janela quando houve a divisão em dois equipamentos. O split é composto por duas unidades: a que fica no ambiente interno (evaporadora) e a outra que fica no ambiente externo (condensadora).

Uma das principais características do ar-condicionado split é sua beleza no acabamento. Pelo fato do condessador ser instalado na parte externa do imóvel e somente o evaporador fica dentro do ambiente, deixa o acabamento perfeito. A conexão entre o condessador e o evaporador é feita por um simples furo na parede. A instalação é rápida e este tipo de ar-condicionado é sem dúvida o melhor custo-benefício do mercado.

O ar condicionado split possui inúmeras variações, o mais comum é o Hi-Wall. Além desse modelo tem o split piso-teto, cassete, window split, quatro lados, canto-teto e multisplit (bi, tri, quad).

Ar-condicionado Portátil

Este ar-condicionado é ideal para pequenos ambientes que não permitem a instalação dos ar-condicionados de janela e ar-condicionado split. Existem ambientes que não foram projetados para a instalação de ar-condicionado, por conta disso, surgiram os equipamentos portáteis. Este tipo de equipamento pode ser facilmente levado para diferentes cômodos, trazendo mobilidade aos usuários. A instalação é bem simples, através de um tupo, que é encaixado na janela tradicional. Em um único condessador, o ar quente é dissipado para fora, e o ar frio dissipado para dentro do ambiente.

Ar-condicionado de Duto

Este tipo de ar é chamado de central ou dutado. Normalmente indicado para ambientes de grande porte, de carga térmica elevada, para climatização de vários ambientes simultaneamente.